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Alimentos Fitoestrógenos



Estrogênio (ou estrógeno) é um hormônio atuante no desenvolvimento sexual e reprodutivo. Embora presente em homens e mulheres, o estrogênio é medido em níveis mais altos nas mulheres em idade reprodutiva. Sendo muito importante para elas, pois, desempenha uma série de funções como a distribuição da gordura e o crescimento e desenvolvimento das mamas.

Alguns tipos de alimentos, chamados de “fitoestrógenos” podem estimular a produção e atuar de maneira semelhante ao hormônio. A maioria das pesquisas vincula fitoestrogênios a uma variedade de benefícios à saúde.

1. Alho: além de seu sabor característico, o alho é rico em fitoestrogênios. Um estudo demonstrou que os suplementos de alho podem oferecer efeitos protetores contra as fraturas ósseas em mulheres após a menopausa, que estão relacionadas à deficiência de estrogênio. No entanto, são necessárias mais pesquisas em seres humanos para comprovar esses achados.

2. Soja: tem sido associada a muitos benefícios à saúde e é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Ela também é rica em fitoestrogênios, conhecidos como isoflavonas, que podem produzir ações semelhantes às do estrogênio no organismo humano.

3. Sementes de linho: são uma rica fonte de “lignanas”, um composto químico que funcionam como fitoestrógenos. Há dados sugerindo que comer sementes de linho pode estar associado a uma diminuição do risco de câncer de mama.

O estrogênio é um hormônio essencial em nosso organismo e, mesmo que sua alimentação seja balanceada com “fitoestrógenos”, é muito importante realizar exames de rotina e ser acompanhado por médico capacitado.

• Ref.: BERKHEISER, Kaitlyn. “11 Estrogen-Rich Foods”. Disponível em: <https://bit.ly/2msLEgA>. Acesso em: 07 ago. 2020.

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